Buscar
  • Daniel Posto214

Ponte JK: conheça essa incrível atração de Brasília!

A ponte JK, localizada em Brasília, é um dos belos cartões postais que existem na cidade e um dos mais fotografados. O espaço, que foi inaugurado em 15 de dezembro de 2002 e cujo nome homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek, também já recebeu, nesse mesmo ano, o título de ''a mais bela ponte do mundo'' durante a 20ª Conferência Internacional de Pontes.

A parada quase que obrigatória para os turistas chama a atenção pelos três arcos quem atravessam o Lago Paranoá — que também atrai olhares e é um dos espaços mais visitados da cidade —, tendo um design que evidencia a grandiosidade da construção.

Entretanto, você acha que isso é tudo sobre a ponte JK? O local ainda tem muito a oferecer e você descobre acompanhando o nosso post. Vamos lá?


Acesso a outras atrações turísticas

Ao caminhar pela ponte JK, você tem a sensação de andar sobre o ''mar'' de Brasília, que é onde fica localizado o já mencionado Lago Paranoá. Esse percurso pode ser realizado a pé ou dirigindo ao longo dos 1.200 metros de extensão. Além disso, vista de cima, por um avião, helicóptero ou balão de ar quente, a ponte também é interessante e causa a sensação de que está flutuando.

A ponte é uma atração que fica próxima à outros pontos turísticos da cidade. Durante esse percurso pelo Eixo Monumental, o visitante conhece uma magnífica obra arquitetônica que liga de forma estratégica outras regiões administrativas como o Lago Sul, o Paranoá e São Sebastião ao centro de Brasília.

Panorama da ponte

Você já deve ter se convencido de que a ponte por si só é uma atração. Então, que tal apreciá-la de diferentes lugares? Por exemplo, na área central de Brasília, próximos ao setor de clubes sul, estão instalados alguns restaurantes e bares que possuem vista para a ponte JK.

Um dos mais tradicionais é o Mangai, especializado em comidas brasileiras e nordestinas. Ao longe, você aprecia a vista da ponte que, especialmente ao entardecer, torna-se uma paisagem digna de admiração.

Arquitetura da ponte

A nomeação da ponte JK, projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, não é à toa. Os arcos da ponte fazem o movimento de uma pedra atirada sobre o lago que reflete sobre as águas do Paranoá. Os arcos de raios longos se cruzam na diagonal e causam uma sensação de que elas estão flutuando, já que estão ancorados em 4 pilares submersos no espelho d’água.

Quem visita o lugar também pode conferir o zig zag da ponte JK sob o pôr do sol e o efeito que as curvas em aço criam com as luzes solares. Enquanto isso, no período da noite, é possível observá-la com o olhar do arquiteto que a desenhou. O projeto de iluminação da também ajuda a realçar as formas e a destacar detalhes pouco vistos durante o dia.

Para apreciar tudo isso, você pode consultar uma empresa especializada em city tour e conhecer a ponte JK e toda a magnitude que ela oferece de perto. A Conhecendo Brasília, por exemplo, também oferece guias exclusivos e roteiros pré-definidos de acordo com as preferências do cliente.

Agora que você conhece mais sobre as maravilhas da ponte JK, que tal entrar em contato conosco e conhecer mais sobre o que oferecemos?

0 visualização0 comentário
Wzap 2.png