Buscar
  • Daniel Posto214

Fique por dentro do Espaço Lúcio Costa, um lugar que você deve conhecer

Atualizado: Out 5

Brasília é uma cidade incrível para passear! São tantos lugares fantásticos para explorar e aprender, que o ideal é que você vá com calma para apreciar cada monumento.

Um bom exemplo é o Espaço Lúcio Costa, museu subterrâneo de Brasília que compõe o Complexo Cultural Três Poderes. O local foi inaugurado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1992, em homenagem ao urbanista Lúcio Costa, pelos seus 90 anos.

Para deixar você bem informado sobre as características e motivos para visitar esse ponto cultural, preparamos este post. Confira!


Principais características do Espaço Lúcio Costa

O museu foi construído no subtérreo da Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios. O espaço cultural tem um rico acervo, com relíquias que contam um pouco da História de Brasília — desde os bastidores até a atual cidade. Sem dúvida, o ambiente é agradável para mergulhar no conhecimento!

Motivos para o turista visitar o Espaço Lúcio Costa

Aprender sobre a história de Brasília

Ao chegar no Espaço Lúcio Costa, você tem acesso a fotos da época da construção e inauguração da Capital Federal. Foi ainda durante a campanha presidencial de Juscelino Kubitschek que já se prometia a transferência da capital do Brasil, do Rio de Janeiro para o centro do país. Com o presidente JK eleito, começaram os preparativos do ousado projeto.

Nas paredes há cópias do esboço e do Relatório do Plano Piloto, mostrado por Costa em 1957. Na descrição do documento é possível ver os projetos Torre de Rádio e Televisão e Estação Rodoviária do Plano Piloto — ambos, construções de autoria do famoso arquiteto.

Ter uma nova experiência

Ainda sobre a rica história do Distrito Federal, no museu há um fascinante modo de aprender. Decerto uma experiência única para os turistas entenderem melhor como é a geografia da cidade. Estamos falando da Maquete de Brasília, produzida em 1988 e que tem por base a cidade em 1987.

O mais bacana é que atualmente dá para ver a maquete em quarta dimensão. Além disso, com a ajuda da tecnologia, os visitantes podem contemplar informações técnicas do projeto e dados históricos, sobre a arquitetura e escalas (para isso basta acessar ao redor da representação).

Conhecer um pouco de um dos idealizadores da construção de Brasília

O homenageado do museu, Lúcio Costa, foi um grande urbanista. Seu projeto chamou tanta atenção que despontou em um concurso de projetos para a criação de Brasília. A competição teve outras 26 propostas, mas o dele foi audacioso por querer criar uma cidade em formato de avião.

Com o objetivo de deixar a futura Capital imponente e povoada, Costa pensou em planejar uma cidade sem esquinas. Brasília teria um Eixo Monumental, Asas Sul e Asa Norte e quarteirões, chamados de Superquadras.

Enfim, como você pôde perceber, o Espaço Lúcio Costa é um ponto turístico que encanta e fascina pela rica história. Por isso, lembre-se de incluir em seu roteiro de viagem esse passeio ao museu, que conta um pouco do passado e presente da capital brasileira. O local fica aberto de terça a domingo, entre 9h às 18h.

Agora que você já conhece sobre o Espaço Lúcio Costa, entre em contato conosco e contrate um City Tour Privativo. Assim a sua viagem será mais segura, confortável e completa para curtir a bela Brasília!

0 visualização0 comentário
Wzap 2.png