Buscar
  • Daniel Posto214

Conheça 5 bibliotecas em Brasília para turistar!

Toda pessoa que gosta de viajar traz de volta para casa muito conhecimento na bagagem. Seja por meio dos passeios ou de restaurantes, sempre há uma nova informação a ser adquirida. Da mesma forma acontece com os turistas que visitam as bibliotecas em Brasília. Por lá, os visitantes aprendem mais sobre a história da Capital e ainda conferem a arquitetura dos prédios.

Com o objetivo de ajudar você a conhecer as obras literárias brasilienses, preparamos este post em que destacamos as 5 principais bibliotecas da cidade. Ficou curioso? Veja!

1. Biblioteca Central da Universidade de Brasília

Em 1973 a Biblioteca foi reinaugurada após passar anos como parte do Ministério da Saúde. O prédio, planejado por Oscar Niemeyer, encanta os visitantes que buscam estudar. São diferentes ambientes que facilitam a pesquisa no local. Há mesas dispostas para a leitura em grupo e para quem prefere ficar sozinho.

Para os que preferem mais privacidade existem também as cabines fechadas. A sala de informática também fica à disposição de quem precisa, assim como o serviço da copiadora. O acervo do local impressiona pela quantidade de exemplares literários. São cerca de 1,5 milhão de livros, volumes e periódicos para quem tiver interesse.

2. BB Gepes

A Biblioteca do Banco do Brasil é outro local interessante para você visitar. São mais de 40 mil livros à disposição do público e com diversidade de temas. O espaço para pesquisa é composto por amplas salas para grupos e carteiras individuais. Próximo às cadeiras há também tomadas, caso queira usar em seus eletrônicos. Ainda há disponibilidade de wi-fi gratuito e de boa qualidade.

3. Biblioteca do UniCeub

A Biblioteca do UniCeub é uma das instituições de referência em Brasília. A explicação se dá pelo fato de o espaço contar com uma grande área para pesquisas. O prédio possui 3 andares, com cerca de 6,3 mil metros quadrados. Os visitantes têm acesso a mais de 8 mil periódicos eletrônicos e 240 mil livros. O ambiente ainda possui sala de informática, áreas de estudos e museu de geologia.

4. Biblioteca Nacional de Brasília

Projetada por Lúcio Costa, a Biblioteca Nacional de Brasília fez parte do plano original da Capital. Assinada por Niemeyer, a instituição dispõe ao público livros da Coleção Popular Geral. Oferece também mais de 35 mil exemplares de várias áreas de ensino. Além do espaço dedicado à pesquisa dos visitantes, a biblioteca possui um auditório multiuso onde ocorrem palestras, exposições e atividades culturais.

5. Biblioteca do Senado Federal

Fundada no ano de 1826, a Biblioteca começou a funcionar na cidade do Rio de Janeiro. Com a passagem da Capital para Brasília, a instituição foi transferida para o atual Palácio do Congresso Nacional. Atualmente, desponta com um grande acervo de publicações do Senado e muitos documentos de interesse do Poder Legislativo.

Há também diferentes coleções para pesquisadores, com mais de 200 mil livros. Podem ser encontradas também obras raras, revistas e jornais de notícias referentes aos fatos políticos.

Como pôde ver, existem bibliotecas em Brasília que você vai gostar de visitar. Afinal, os importantes acervos que cada um possui trarão grande conhecimento sobre a cultura local e nacional.

Agora que já conheceu as bibliotecas em Brasília para fazer turismo, entre em contato conosco e tenha um serviço especializado para conhecer os melhores lugares da região. Somos uma empresa experiente em City Tour Privativo na Capital da República. Esperamos por você!

1 visualização0 comentário
Wzap 2.png