Buscar
  • Daniel Posto214

Aniversário de Brasília: veja como essa importante data é comemorada

Brasília é uma cidade construída para ser sede do governo brasileiro. Por isso, ela foi totalmente planejada durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, o que inclui até concurso para realização do seu projeto arquitetônico. No dia 21 de abril de 1960 ela finalmente foi inaugurada, e claro que o aniversário de Brasília seria tido como uma data especial para os seus cidadãos.

Quer saber mais sobre o aniversário de Brasília e como essa data é comemorada pela população? Continue a leitura e descubra!

Como o aniversário de Brasília é comemorado?

Brasília foi construída pelas mãos de gente de todo país – principalmente nordestinos – e retratada com esperança em relação aos dias que chegariam. As expectativas em torno da nova cidade eram tão altas que – não por acaso – ela foi inaugurada na mesma data da fundação de Roma, a grandiosa capital da Itália.

Assim, no dia 21 de abril, os brasilienses podem aproveitar a lista de comemorações – a maioria gratuita – que acontecem na cidade e com o feriado que essa data representa. A festa conta com uma pluralidade cultural que vão de concertos musicais, exposições, teatros, mostras, ações educativas etc.

Inclusive, também há homenagens especiais para todos aqueles que tiveram uma contribuição direta na construção de Brasília, vindos de diferentes regiões do Brasil para isso.

Shows na Esplanada

A principal atração do aniversário de Brasília geralmente dura dois dias, ocorre gratuitamente e conta com artistas conhecidos nacionalmente e também os locais, que são selecionados por meio de um chamamento público.

No último ano, o público da cidade de Brasília contou com artistas mais famosos como Preta Gil, Mano Brown e Xand Avião. A Esplanada de Brasília contou ainda com artistas como Sabrina Vaz, Aruc Samba Show, Rapadura Xique Chico, Donas da Rima, X Câmbio Negro e GOG.

Teatro na Torre de TV

Para os amantes do teatro, as atrações costumam ser abertas ao público – localizadas no Eixo Monumental – e contam com nomes nacionais e internacionais. Em 2018, Brasília contou com o Circo Rebote (Peru), Brincantes do Gama (DF), Cia. De pernas pro ar (RS), Pilombetagem (DF) e Circo Artetude (DF).

Festival República Blues

Nesse evento, você pode contar com os curadores musicais – que irão aconselhar os artistas –, e shows de rock, blues e jazz. Tudo isso gratuitamente.

Movimento Internacional de Dança (MID)

Nessa programação – que conta com artistas nacionais e internacionais – a data se entende um pouco mais do dia do aniversário de Brasília: até o dia 29 de abril. Porém, dessa vez o ingresso é pago, sendo cobrados valores de 10 reais a meia entrada.

A capital do Brasil tem os olhares atentos de todos, por isso a cidade respira a pluralidade cultural e representa bem isso no dia do aniversário de Brasília. Nesse caso, é uma boa representação da expressão ‘’o aniversário é seu, mas o presente é nosso (dos brasilienses) ’’.

Então, gostou do nosso post? Que compartilhar suas ideias e opiniões sobre o assunto com a gente? Deixe um comentário no post!

1 visualização0 comentário
Wzap 2.png