Buscar
  • Daniel Posto214

A dúvida que não quer calar: por que Brasília não tem prefeito?

De 4 em 4 anos as cidades brasileiras devem participar das eleições municipais a fim de escolher seus representantes políticos, seja para prefeito ou vereador. Porém, esse mesmo sistema não ocorre em Brasília, já que lá a população só vota em eleições estaduais e federais, ficando isenta de eleger um prefeito.

A capital do Brasil funciona de modo diferente das demais. Lá, quem exerce o governo é uma Câmara Legislativa e um Governador. Com isso, podemos ver que Brasília não é só uma ‘’cidade diferentona’’ em relação a arquitetura – que impressiona qualquer um que a visita – mas também em relação ao seu sistema político.

Então, sentiu curiosidade e quer saber por que Brasília não tem prefeito? Continue a leitura!

Por que Brasília não tem prefeito?


Brasília não é só um município. Ela também é considerada um estado, assim como Esparta ou Atenas – na Grécia Antiga – foram consideradas cidade-estado. Isso dificulta eleger um governante para a cidade e exige que ela tenha atribuições únicas.

O governador escolhido pelo povo de Brasília nas eleições estaduais atua como se fosse o ‘’prefeito’’ da cidade. Ele fica encarregado de comandar o Distrito Federal e indicar quem deve representar as microrregiões de Brasília.

Existe uma espécie de prefeito para as microrregiões brasilienses; porém, ele não é eleito de forma direta, por meio de uma eleição. Na verdade, há apenas uma única oportunidade de voto na eleição que resultará na escolha do governador da Capital.

Deputado distrital

Além disso, para representar o povo brasiliense no Poder Legislativo, foi criado ainda o cargo de deputado distrital, com a função de propor e votar leis locais, além de fiscalizar o poder Executivo. Ele também fica encarregado das funções do vereador e do deputado estadual.

Para resumir, podemos dizer que a Câmera Legislativa localizada em Brasília faz uma espécie de mistura entre a Câmera Municipal e Assembleia Legislativa.

Por isso, diferentemente das demais cidades brasileiras que votam a cada dois anos, os eleitores de Brasília votam em intervalos de 4 anos e acompanham o calendário da Copa do Mundo. Nesse período, eles devem escolher senador, governador, presidente e deputado federal.

Brasília já teve prefeito no passado?

A resposta é positiva: por alguns anos Brasília já teve prefeitos. A Prefeitura do Distrito Federal foi criada em 1960 e teve como primeiro prefeito Israel Pinheiro da Silva.

Porém, 9 anos depois, no dia 17 de outubro de 1969, Brasília passa a ser dirigida por governadores, a partir da Emenda Constitucional nº 1. O primeiro governador da capital foi Hélio Prates da Silveira.

Além disso, mesmo que não haja eleição municipal, os cidadãos brasilienses podem ser chamados para atuar como mesários. Isso porque muitos eleitores de fora de Brasília, que estão na região no dia, podem precisar justificar seu voto. Em 2018, por exemplo, 3.878 pessoas foram convidadas a trabalhar no dia do pleito como mesárias.

E aí, o que achou do nosso post? Gostou de saber por que Brasília não tem prefeito? Então, aproveite a visita e conheça ainda mais sobre a história de Brasília!

9 visualizações0 comentário
Wzap 2.png