© 2019 ConhecendoBrasília.com

 

PONTOS TURÍSTICOS

Seguem algumas sugestões e pontos mais visitados de Brasília. Lembre-se, não há problema algum em adicionar pontos não citados aqui em seu roteiro ou modificar as rotas durante o passeio. Nosso objetivo é que você desfrute ao máximo da nossa cidade sem perder tempo e dinheiro em passeios que não fazem o menor sentido.

"Gostaria de agradecer de coração a atenção dispensada pra nós no city tour. Adoramos tudo e com certeza voltaremos mais vezes em Brasília. Parabéns, as fotos ficaram excelentes, e obrigado por tudo"

Julio Pessoa - Recife / PE

"Tivemos uma tarde muito agradável com o Daniel para conhecer Brasília.

Foi ótimo contar com o profissionalismo dele e o planejamento do tour. Aprendemos muito sobre a cidade de Brasília, seus criadores e todo o processo de construção e inauguração. Além das diretrizes que iniciaram a existência da capital e perenizem até hoje no conceito da capital do Brasil.Ademais, o passeio foi dinâmico, foi possível ver muitos pontos turísticos e conhecer a história e curtir diversas Brasílias.O passeio náutico foi uma grata surpresa  e um alívio para o calor da tarde. Recomendamos o passeio a todos que queiram conhecer e aprender sobre Brasília"

Cristina Yeh - Curitiba - PR

Congresso Nacional

 

O centro político do nosso Brasil. O melhor cartão postal da cidade.

Projetado por Oscar Niemayer é sede do Poder Legislativo. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal.

Ponte JK - 3ª ponte

 

Fantástica, A maior obra da cidade, não deixe de conhecê-la. 

Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitschek é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília (obra do arquiteto Alexandre Chan).

Catedral

 

Não deixe de conhecê-la e tirar uma bela foto.

Pojetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 metros de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI. Na entrada, os quatro evangelistas em bronze, medindo 3 metros de altura. O interior é banhado por luz natural filtado pelos vitrais coloridos de Marianne Peretti.

Palácio da Alvorada

 

Residência oficial do Presidente da República.

Suas colunas são o símbolo da cidade, utilizado em seu brasão. Projeto de Oscar Niemayer inaugurado em 30/6/1958. Primeiro prédio de alvenaria de Brasília. À frente do Palácio existem duas esculturas: “As Laras”, de Ceschiatti, e “O Rio dos Ritmos”, de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.

Palácio Itamaraty

 

Sede do Ministério das Relações Exteriores.

Obra prima contemporânea, foi desenhado por Lúcio Costa e finalizado por Oscar Niemeyer. Os arcos imponentes na fachada foram responsáveis pelo primeiro nome: Palácio dos Arcos. O interior do prédio é cercado de esculturas de artistas como Bruno Giorgi, Maria Martins e a do austríaco Franz Weissmann. Em um dos pavimentos estão expostas obras de Cândido Portinari e do artista japonês Manabu Mabe. Em frente ao palácio temos a escultura Meteoro, esculpida em mármore.

Praça dos Três Poderes

 

A reunião do Legislativo, Executivo e Judiciário, visita essencial.

Na praça encontra-se a escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, considerado um símbolo de Brasília. Em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal, a escultura A Justiça é de autoria de Alfredo Ceschiatti. Há ainda a Pira da Pátria, e o Marco Brasília, idealizados por Niemeyer, o último em homenagem ao ato da Unesco que considerou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Lago Paranoá

 

Como não passear no maior lago artificial despoluído do mundo? 

Dentre tantos atrativos que Brasília possui o Lago Paranoá é um dos mais importantes para seus habitantes e também turistas que visitam a cidade, o lago é que ajuda a refrescar os dias quentes do ano e também oferece diversas opções de lazer. Frequentado por diversas pessoas de todo o país o lago já possui a 3ª maior frota de embarcações do país e cresce cada dia mais.

Espaço Lúcio Costa

 

Maquete e traços de Brasília, fica situado na praça dos três poderes.

Trata-se de uma construção subterrânea que abriga no seu interior a Maquete de Brasília, a Maquete Tátil do Plano (possui legendas em Braille com informações diversas sobre a cidade), painéis com cópias do projeto do Plano Piloto e fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade.

Museu Nacional

 

Tudo da arte Brasileira, imperdível para quem gosta de artes.

O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo.

 

Torre de Televisão

A quarta estrutura mais alta do Brasil.

A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 244 metros de altura.

Projetada por Lúcio Costa, a Torre da TV é um dos poucos edifícios importantes de Brasília que não são uma criação de Oscar Niemeyer.

Aproveitando-se de sua localização privilegiada para observação, no centro da capital, construiu-se na Torre um mirante a 75 metros de altura e com capacidade para 150 pessoas. O mirante foi inaugurado em 1965, dois anos antes da da inauguração da torre.

Memorial JK

 

Aqui temos uma parte do acervo de JK e do início da capital.

Pojetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 metros de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI. Na entrada, os quatro evangelistas em bronze, medindo 3 metros de altura. O interior é banhado por luz natural filtado pelos vitrais coloridos de Marianne Peretti.

Palácio do Planalto

Lugar de trabalho do Presidente da República

Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.

Estádio Nacional (Mané Garrincha)

 

O 2º maior estádio de futebol do Brasil.

O estádio é apenas uma dentre as diversas estruturas que compõem o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas. Após a reforma de 2010-2013, sua capacidade foi aumentada para 71.400 pessoas.

Supremo Tribunal Federal

 

Localizada na praça dos três poderes.

O projeto é de Oscar Niemeyer. Suas colunas externas seguem o mesmo modelo criado para os palácios do Planalto e do Alvorada. Prédio moderno, o Supremo possui obras de arte distribuídas por seus espaços e um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, além de moveis, togas e objetos pessoais de ex-ministros. Em exposição permanente, há a historia das leis e de todas as Constituições do país.

Torre de TV digital

 

O mais novo monumento da capital.

Batizada de “Flor do Cerrado”, permite que seja vista de vários pontos do DF. Para apreciar a vista que se tem do alto da torre foi construído um mirante situado a 120 metros de altura, de onde poderão contemplar uma vista de 360º de Brasília. Duas pétalas completam a torre. A primeira cúpula, a 60 metros, está reservada para instalação de uma sala de exposições e um café. Já a segunda cúpula, a 80 metros de altura, abrigará um restaurante.

Palácio da Justiça

 

Sede do Ministério da Justiça.

Desenhada por Niemeyer, a sede do Ministério da justiça foi inaugurada em 1972. A estrutura de arcos é semelhante à do Itamaraty. Possui vários espelhos d´água que correm por calhas de concreto.

Panteão da Pátria

 

Localizado também na praça dos três poderes.

O Panteão da Pátria foi criado para homenagear os heróis nacionais, ou seja, aqueles brasileiros que possuíram ideais de liberdade e democracia, o Panteão consagra, também, a memória de Tiradentes, que além de ser um dos heróis nacionais é o Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Teatro Nacional

 

Caso tenha a oportunidade de assitir alguma apresentação, vá!

Projeto de Oscar Niemayer, tem a forma de uma pirâmide irregular. A fachada é uma composição plástica de cubos e retângulos de autoria de Athos Bulcão. Abriga três salas de espetáculos – Martins Penna (437), Villa Lobos (1307) e Alberto Nepomuceno (95).

Museu de valores do Banco Central do Brasil

 

Tudo sobre o histórico da nossa moeda e a maior pepita do Brasil.

O acervo é composto por barras de ouro, moedas, cédulas, medalhas e outros artefatos relacionados a dinheiro e à tecnologia que envolve sua fabricação. Entre as coleções, destacam-se as de moedas e cédulas brasileiras, incluindo a edição comemorativa da peça da Coroação, em homenagem à Dom Pedro I, em 1822.

Pontão do Lago Sul

 

Na beira do Lago Paranoá, repleto de restaurantes bons.

O Pontão do Lago Sul é um dos lugares para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital o Pontão do Lago Sul conta com ótima estrutura, bares, restaurantes além de uma bela visão para o Lago Paranoá.

Biblioteca Nacional

 

A principal biblioteca de Brasília.

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi concebida no plano original de Brasília, assinado por Lúcio Costa no final dos anos 50 do século passado, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos.O prédio da Biblioteca Nacional de Brasília foi entregue à população no final de 2006. O projeto assinado por Niemeyer requereu um longo e pesado programa de planejamento e instalação que culminou com a abertura ao público, em dezembro de 2008.

Jardim Zoológico

 

São 1.300 animais que vivem por lá, alguns sob ameaça de extinção.

O Jardim Zoológico de Brasília foi inaugurado em 1957, antes mesmo da capital do Brasil. O parque do Zoológico ocupa uma área de 139,75 hectares. São aves, répteis, mamíferos, totalizando mais de 300 espécies com destaque maior na fauna representativa da América do Sul. É uma ótima dica de lazer para curtir com a família.

Planetário

 

Após 16 anos fechado o Planetário de Brasília reabre suas portas.

O Planetário de Brasília fica localizado no centro da capital, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções. Ele foi totalmente revitalizado e conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital equipada com computadores com acesso à internet, e mobiliário adaptado, como cadeiras inclinadas, além de três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros.

Memorial dos Povos Indígenas

 

Mostra a grande diversidade e riqueza da cultura indígena.

Construído em 1987, o Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. O espaço tem área construída de 2.984,08m2, com acesso principal através de uma rampa.​

Setor Militar Urbano

 

Local onde se situam os quartéis do Exército Brasileiro.

Uma das mais importantes construções do SMU é o Qualtel General do Exército (QGEx), onde se situa, dentre outras unidades, o Gabinete do Comandante do Exército.

Possui formato de concha e traços suntuosos da arquitetura moderna de Niemeyer em uma espaçosa área de 113 mil m². A concha representa o punho da espada do duque de Caxias e permite acesso a um palanque monumental.

Ermida Dom Bosco

 

O 1º templo erguido em Brasília.

Construída no ponto exato da passagem do paralelo 15, um dos marcos da localização sonhada por Dom Bosco. Tombado pelo patrimônio histórico do DF, o monumento triangular fica as márgens do Lago Paranoá e permite uma bela visão da cidade, inclusive do pôr do sol.

Santuário Dom Bosco

 

São 12 toneladas de vitrais.

Inaugurada em 1970, a construção projetados por Cláudio Naves e fabricados pelo artista belga Hubert Van Doome, é uma das maiores homenagens ao padre que profetizou o surgimento da nova capital. A composição de tonalidades azuladas dos vitrais faz com que a iluminação se assemelhe a um céu estrelado. No centro do santuário há um imponente lustre desenhado pelo arquiteto Alvimar Moreira, formado por 7.400 copos de murano e 400 lâmpadas fluorescentes, pesando 2,6 toneladas.

Catedral Rainha da Paz

 

Catedral militar.

Sua arquitetura em formato triangular, remete a uma barraca de campanha e foi projetada por Oscar Niemeyer. A pedra fundamental foi abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991, durante sua visita ao Brasil.Na entrada, uma grande cruz recebe os fiéis. No interior, um altar simples, com bancos largos.

Templo da Boa Vontade

 

Ponto de encontro ecumênico da cidade.

Idealizado por Paiva Neto, fundador da Legião da Boa Vontade. A pirâmide foi erguida em mármore. A parte interna da construção, conhecida como nave, possui um espiral que leva o visitante até o centro, onde há um cristal puro de 21 quilos encaixado no ápice. No caminho de volta do espiral o visitante é conduzido a um altar sem santos ou divindades, mas com uma representação dos quatro elementos da natureza: ar, água, terra e fogo.

Catetinho

 

A primeira residência oficial do presidente Juscelino K. em Brasília.

Construída em apenas dez dias, a estrutura simples de madeira, com dois andares. Recebeu o nome Catetinho em referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração da nova Capital Federal. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), funciona como museu e tem mobília e objetos pessoais de JK do período da construção de Brasília.

Parque da cidade

 

Maior até que o Central Park em Nova Iorque.

Em seus 420 hectares, abriga diversos tipos de entretenimento para o seu público, como quadras de Vôlei, Futebol, Basquete, pista de cooper para corrida e caminhadas, parque de diversões, quiosques, grandes estacionamentos, lago além de um pavilhão coberto para feiras e exposições, considerado o 3° maior do Brasil. O local é bastante amplo e arejado devido a grande diversidade de árvores e ao lago que está presente com diversas espécies de animais.

Parque Água Mineral

É um dos mais famosos e conhecidos parques ecológicos de Brasília.

O Parque Ecológico Água Mineral é uma das ótimas opções de lazer e turismo no distrito Federal, o local conta com piscinas para refrescar as pessoas e que são abastecidas com águas das várias nascentes do local, áreas para pick-nick, trilhas ecológicas onde é possível conhecer mais a fauna e a flora do local. Ao todo, o parque possui 30 mil hectares de extensão. 

Chapada Imperial

Contato completo com a natureza. Cachoeiras, trilhas e muito Cerrado.

A CHAPADA IMPERIAL é uma reserva ecológica particular que vem sendo preservada desde 1986. Tem formação bastante diversificada.  Reúne áreas de cerrado “senso stricto”, cerrado rupestre, cerradão, matas mesofíticas (interflúvio e calcária), mata de galeria, campo cerrado, campo de murundum, campo sujo, campo limpo, campo úmido, brejo e veredas.

Jardim Botânico

 

1º Jardim Botânico do Brasil de ecossistema predominante de cerrado.

Oferece mais de 5 mil hectares com diversas plantas nativas e exóticas devidamente identificadas para os visitantes. Foi fundado em 1985. Conta com diversas espécies de animais e trilhas ecológicas que podem ser feitas pelos visitantes, que tem a opção de ir de carro ou a pé. Um local para os amantes da natureza e que procuram momentos de reflexão e para relaxar.

Parque Olhos D'água

Frequentado por quem gosta de ficar observando a natureza.

Possui uma pista de cooper para corrida e caminhada, trilhas no bosque, um lago central chamado de Lago dos Sapos que vem de um pequeno riacho que corta o parque e até um parquinho de diversões para a criançada. O parque conta com segurança 24 horas pelos guardas que rondam a região.

Outlet Premium Brasília

 

Único Outlet da região central do Brasil.

Preço é o diferencial, se comparar-mos com os shoppings da capital.

são mais de 80 lojas nos segmentos de moda, alimentação, óptica e artigos para a casa, chega para levar até o consumidor as melhores  marcas nacionais e internacionais com descontos de até 80% o ano inteiro.

Shopping Iguatemi

 

Shopping de alto padrão, ideal para comprar itens de luxo.

Para quem gosta de Shopping este é o mais indicado. Lá temos as Marcas mais famosas do mundo como Louis Vuitton, Dolce e Gabbana, Burberry, Zara, Gucci, Tiffany & Co...

O cinema é de alto padrão com assentos marcados e sem longas filas.

ParkShopping

 

Shopping Inaugurado 1983, Ótima opção para passar o tempo.

Possui muitas opções de alimentação, lazer e compras. Possui lojas exclusivas e em destaque como: Le Creuset, Daslu, Diesel, Fnac, MontBlanc e Timberland.

 

Pier 21

 

Centro de entreterimento da Capital, possui linda vista do lago paranoá.

O primeiro e único centro especializado em cultura, gastronomia, lazer e entretenimento de Brasilia, inaugurado em junho de 2000. O Shopping veio para ocupar um espaço no mercado de Brasília, que até então se ressentia da presença de um empreendimento que concentrasse, de forma organizada, ambientada e qualificada.

Please reload

Wzap 2.png