© 2019 ConhecendoBrasília.com

 

Nome: Lago Paranoá

Altitude: 1 000 metros

Área: 48 km²

Perímetro: 80 km

Profundidade média:12 metros

Profundidade máxima: 38 metros

Bacia hidrográfica: Bacia do Paranoá

Características do Lago:

É artificial, foi concebido em 1894 pela Missão Cruls e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, 1959.

O lago é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá. Tem 48 quilômetros quadrados de área, profundidade máxima de 38 metros e cerca de oitenta quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago, há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

"Paranoá" é um vocábulo de origem tupi. Significa "enseada de mar", através da junção dos termos paranã ("mar") e kûá ("enseada").

Com o represamento do Rio Paranoá em 12 de setembro de 1959, originou-se a usina que supria o Distrito Federal, mas que, atualmente, representa apenas 2,5 por cento de seu consumo energético.

Fauna: Uma das aves mais comuns do lago é o biguá. São também encontrados garçaságuias-pescadoras, matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontrascapivarascuícas-d'águaratos-d’águamicos-estrelagambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga, uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humanos.

Pesca: Desde o ano 2000, a pesca é permitida e incentivada no lago após sua despoluição, onde são extraídos em sua maioria tilápias, espécie não nativa, assim como otucunaré e a carpa, esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. As espécies nativas são cará, lambari e traíra.

Navegação: O Distrito Federal possui mais de 11.000 embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país. Entretanto, não há, em toda a orla do lago, qualquer píer oumarina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagemremoiatismoesqui aquático e até mergulho. Ali é realizada, desde 1994, a Regata JK, disputa com mais de duzentas embarcações.

É realizado em Brasília o maior encontro de lanchas do Centro-oeste.

Afluentes: Ribeirão do Torto, Ribeirão do Gama, Ribeirão Riacho Fundo, Ribeirão Bananal

Wzap 2.png