© 2019 ConhecendoBrasília.com

 

Nome: Torre de TV Digital de Brasília.

Altura: 182 metros.

Ano de inauguração: 21 de Abril de 2012.

Arquiteto: Oscar Niemeyer.

Engenheiro clculista:  Joaquim Cardozo.

Características do Monumento: Conhecida como "Flor do Cerrado", foi projetada para ser uma torre de transmissão televisiva do sistema de TV Digital para todo Distrito Federal e algumas cidades do Entorno. Foi o último projeto de Oscar Niemeyer edificado antes de sua morte, em 5 de dezembro 2012. É a primeira torre de transmissão de TV Digital coletiva, onde a mesma torre retransmite o sinal de várias emissoras, as que fizeram um acordo para a construção da mesma, reduzindo o custo da obra. Equivalente a um prédio de 62 andares, sendo 120m de concreto armado, 50m de estrutura metálica e uma antena 12 metros. A fundação do edifício está a 13,4 metros de profundidade com 240 estacas e 2 mil metros cúbicos de concreto. A torre fica situada na região administrativa do Lago Norte, num dos pontos mais altos do Distrito Federal, (1215 metros acima do nível do mar[5]) o terreno foi o escolhido com a ajuda da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Idéia do arquiteto: A base cilíndrica funciona como um "caule" que exibe duas "hastes" de vidro que abrigam dois espaços cobertos: de um lado, aos 60 m, funciona um salão para exposições, onde se encontra uma maquete de Brasília, semelhante à exposta no Espaço Lúcio Costa na Praça dos Três Poderes.; do outro lado, aos 80 m, foi anunciado em 2016 que funcionará um bar/café, que ainda não tem previsão de inauguração. Aos 110m de altura, há um mirante com vista de 360º.

Reforma: De 2013 a 2015 a torre foi fechada para reforma por ter problemas estruturais e de acessibilidade. Neste período também foram instalados mais transmissores de TV.

Visitações: Acontece aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h. Os grupos são formados na hora, por ordem de chegada com 27 pessoas por vez, observando a capacidade dos elevadores.

Wzap 2.png