
Nome: Santuário Dom Bosco.
Ano do início das obras: 1963
Data de inauguração: 23/05/1970
Arquiteto: Carlos Alberto Naves (Belo Horizonte / MG)
Construtora: Salesianos da inspetoria São João Bosco.
Características do Monumento:
São 80 colunas de 16 metros de altura por 2 metros de largura ( 20 de cada lado).
Interior de 1.600 m2.
As luzes do sol penetram nos vitrais enviando raios azuis e rosa para o interior.
Capacidade para 1.200 pessoas.
Vitrais: Dão lembrança de um céu estrelado, projetado por Humbert Van Doorne. Feitos por Cláudio Naves onde temos 12 tonalidades de azul e vireis rosas ametista compondo as colunas ao lado das 4 torres (cruzes externa).
Lustre: Desenhado por ALVIMAR MOREIRA DA SILVA. Possui 435 lâmpadas e é desmontado e lavado a cada 2 anos. São 9.000 copos de vidro da ilha de Murano. Simboliza a luz de Cristo, que ilumina toda humanidade. Possui 5 metros de comprimento por 3 metros de altura e pesa 2.500 quilos.
Presbitério: O crucifixo feito por um único tronco de cedro reflete o amor de Deus filho que deu sua vida para salvar a humanidade. Arte de Gotfredo traller. A cruz possui 8 metros e o Cristo 4,3 metros.
Altar: A mesa é formada por uma única pedra de mármore Rosa vinda da Bahia.
Pia Batismal: Encontra-se no canto direito do santuário.
Sacrário:
Ambão: Construída em mármore Rosa com anjos em bronze que seguram o livro para o anúncio da palavra.
Confessionário:
Sinos: Eletromecânicos com carrilhão que anuncia as horas.
Arte em Bronze: Realizada pelo escultor Gianfranco Cavedoni Cerri. Nas portas principais temos imagens referentes a Brasília e a descoberta do Brasil. Na parte superior às portas temos 1- ermida Dom Bosco 2- a 1a missa em Brasília 3- a 1a capela e colégio do núcleo bandeirante 4- santuário dom Bosco. Sobre as portas laterais temos 16 quadros compondo a via sacra de Cerri. Nas portas laterais temos a vida, sonho e infância de Dom Bosco. Nas maçanetas internas temos símbolos litúrgicos e sacros.
Capela de adoração:
Galeria de fotos:
Lojinha de souvenir:
Imagens: Na esquerda temos a imagem de Dom Bosco em mármore de Carrara, esculpida pelos irmãos Arrighini e Figlio (Itália), foi doada pelo reitor-mor dos salesianos - DOM LUIS RICCERI (Itália).
Na direita a imagem de nossa senhora auxiliadora também em mármore de Carrara e esculpida pelos irmãos Arrighini e Figlio (Itália), foi doada pelo benfeitor Hugo Borghio.
Curiosidades:
São dom Bosco é o padroeiro dos mágicos e ilusionistas e co-padroeiro de Brasília.
Horários de Missas:
Domingos - 8:00 - 11:00 - 18:00 - 19:30
Segunda a Sábado - 7:00 - 18:00